terça-feira, 8 de abril de 2008

Educação: escolas de Coimbra cumprem avaliação

Os presidentes de 40 conselhos executivos de escolas e agrupamentos do distrito de Coimbra decidiram avaliar, já neste ano lectivo, os professores contratados e os que estão no último ano do módulo para progredir na carreira, informa a agência Lusa.

Numa reunião realizada esta tarde na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, aqueles dirigentes escolares, provenientes de diversos concelhos do distrito, reiteraram, no entanto, que o regime de avaliação dos docentes criado pelo Ministério da Educação (ME) «continua a ter constrangimentos» na sua aplicação.

«Vamos proceder este ano à avaliação dos professores contratados e daqueles que estão no último ano do módulo do tempo de serviço necessário para progredir na carreira», declarou aos jornalistas, no final do encontro, o presidente do conselho executivo da escola anfitriã, Etelvino Rodrigues.

Essa avaliação parcial, segundo o mesmo responsável, será processada «através do regime simplificado» previsto na lei, recorrendo as escolas às fichas de autoavaliação dos professores e às fichas dos conselhos executivos.

Etelvino Rodrigues sublinhou que as escolas vão insistir, contudo, junto do ME para «que seja clarificado que é este regime simplificado», face às «interpretações díspares» que têm surgido quanto ao seu alcance e aplicação.

http://diario.iol.pt/sociedade/avaliacao-educacao-professores/937769-4071.html